terça-feira, 8 de setembro de 2015

Cabelos e Saúde: Progressiva, formol, carbocisteína e definitiva

 

PROGRESSIVA, FORMOL, CARBOCISTEÍNA E DEFINITIVA


Vamos falar sobre cabelos lisos, os favoritos da maioria das mulheres.
Para chegar nesse visual tão desejado a maioria opta por escovas progressivas, ou definitivas.
Vamos nos informar a respeito delas:

 

 Formol

Principal componente usado em escovas progressivas. 

O formol é permitido pela Anvisa em escovas com uma concentração abaixo de 0,2% nessa porcentagem ele conserva o produto usado no cabelo, porém o formol não tem capacidade de alisar o cabelo nessa concentração, ou seja todas as escovas que alisam contém muito mais que isso.

O formol forma uma película ao redor do cabelo, que o deixa brilhoso com aspecto "saudável", porém ele não fortalece ou hidrata, apenas mexe na aparência do cabelo, é uma "maquiagem" capilar, e os riscos que ele trás são extremamente perigosos.

Além de cancerígeno, pode causar alergias, problemas pulmonares, de pele, nas mucosas, e etc.



Ácido glioxílico

Esta substância vem sendo usada em fórmulas alisadoras como substituta do formol. 

É preciso ficar muito atenta, isto porque há empresas que mascaram o ingrediente omitindo a informação nos rótulos. Vale lembrar que estes produtos, com fins estéticos, não são recomendados pela Anvisa.

Ao contrário do formol, o ácido glioxílico não tem cheiro característico, mas é tão perigoso para a saúde quanto o primeiro. O processo de aplicação também exige o uso da prancha alisadora para “melhor fixação”. O problema é que com o calor parte do ácido glioxílico se transforma em formaldeído e o vapor se torna potencialmente perigoso.


Isso significa que escovas progressivas com ácido glioxílico são tão perigosas quanto aquelas à base de formol.


Escova de Carbocisteína 

Também chamada de escova sem formol. Este é outro componente que deve ser evitado. A carbocisteína é derivada do aminoácido L-Cisteína, um dos aminoácidos que compõem a queratina natural do nosso cabelo. Até aí tudo bem! A carbocisteína pode reduzir o volume do cabelo e dar brilho, mas não é capaz de alisar sozinha.

Para alcançar a promessa dos cabelos lisos é preciso incluir na fórmula também um agente oxidante. É aí que mora o perigo. Este agente é o glioxílico, citado acima. Desta forma os riscos são os mesmos da escova somente com formol.

 

Definitiva

 Escova Definitiva, Alisamento Definitivo, Escova Permanente, Escova Japonesa e Alisamento Japonês. 


Tudo isso significa a mesma coisa, mas com cinco nomes diferentes, cuja principal característica é a alteração na estrutura dos fios de cabelo, fazendo com que eles fiquem permanentemente lisos nas regiões onde o produto é passado.
Isso acontece pela ação dos principais componentes presentes nos produtos para escova definitiva, que podem ser a base de: tioglicolatos, guanidina ou hidróxidos, que são considerados químicas limpas, isto é, cujo grau de nocividade é brando, sendo seu uso em cabelos seguro e permitido pela ANVISA.
Porém essa técnica não é compatível com outras químicas, nem tintas ou descoloração, ou seja para ser 100% seguro é preciso que ele seja feito no cabelo virgem, do contrário os danos no cabelo serão severos e visíveis.

É por esse motivo que esses alisamentos menos agressivos não são mais tão usados e a progressiva ganhou popularidade no Brasil, um país onde o "jeitinho brasileiro" permite que tudo que é ilegal chegue sem ser barrado, ainda que extremamente prejudicial.
 

Outra escovas que prometem alisar:

Marroquinas, escova de chocolate, argan, e etc, são as mesmas progressivas citadas acima, se prometem alisar não é por conter argan ou outros, pois apenas isso não é suficiente para alisar seu cabelo, se alisa um desses componentes terá: formol, ácido glioxílico, parabenos, ou similares e agora você já sabe disso.

 

 

ATENÇÃO:

Escovas progressivas  não tem o poder de alisar o cabelo a não ser que contenham formol, ou derivados, que são extremamente nocivos.

Formol, ácido glioxílico ou parabenos, podem trazer consequências a sua saúde.

Tudo o que a progressiva faz é mascarar, deixar o cabelo com aspecto brilhante assim que se faz, liso e prático e com a sensação de que se ganhou tempo, porém pense melhor: a realidade está longe disso, hoje você faz e pode parecer muito satisfatório mas a consequência que te trará fazendo anos a fio não será agradável.

Especialistas confirmam que anos consecutivos realizando a química vão te trazer um cabelo sem forma, com aparência morta, e irreversível, além dos índices imensos de câncer comprovados pelo uso contínuo do produto e hoje é claro que não vai se ver isso, só no futuro a longo prazo. 

Esses componentes utilizados em tais escovas são tóxicos e altamente cancerígenos, mesmo que você não tenha reação alérgica ou problemas agora poderá ter no futuro.


   Depoimento sobre uma reação alérgica causada pelo procedimento:




 

Espero que tenham gostado de saber mais sobre o tema.

Vamos sempre pesquisar e trazer assuntos atuais as nossas leitoras.

O propósito do vídeo é puramente informativo, vamos conhecer bem aquilo que usamos, é sempre melhor estar inteirados sobre os riscos reais envolvidos.

É importante prezar pela saúde. Mas essa escolha é pessoal.

 

Até a próxima, meninas!



                                               




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somente um membro desse blog pode adicionar um comentário

Hi Barbie

  Vi o filme da Barbie Crítica sem spoilers Hi Barbie Barbie 2023 (Greta Gerwig) Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Fer...