sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sobre o Amor


E ai, galera?


Amor Platônico


Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa ou idealizada em que se abstrai o elemento sexual, por vários gêneros diferentes, como em um caso de amizade pura, entre duas pessoas.
Amor platônico também pode ser um amor impossível; difícil, secreto ou que não é correspondido.







Esta definição difere da concepção do amor ideal de Platão, um filósofo grego que concebera o amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas.






O amor platônico não se fundamenta num interesse, e sim na virtude.






Platão criou também a teoria do mundo das idéias, onde tudo era perfeito e que no mundo real tudo era uma cópia imperfeita desse mundo das idéias.
Portanto amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, mas que não existe no mundo real, apenas idealizado.






O amor platônico é entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve, é feito de fantasias, onde o objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos.






Já descobri que existem diversos tipos de amores: o infantil, o platônico, o virtual e o real.
Mas aprendi que nenhum deles deveria ser maior que o amor próprio.






Amor Platônico


"Eu sou apenas alguém
ou até mesmo ninguém
talvez alguém invisível
que te admira a distância
sem a menor esperança
de um dia tornar-me visível.

E você?

Você é o motivo do meu amanhecer
é a minha angústia ao anoitecer
você é o brinquedo caro
e eu a criança pobre
o menino solitário
que quer ter o que não pode
dono de um amor sublime
mas culpado por querê-la
como quem a olha na vitrine
mas jamais poderá tê-la
eu sei de todas as suas tristezas
e alegrias mas você nada sabes
nem da minha fraqueza
nem da minha covardia
nem sequer que eu existo
é como um filme banal
entre o figurante e a atriz principal
meu papel era irrelevante
para contracenar no final."
(Autor desconhecido)







"Amor platônico é como um vulcão inativo."







"O amor platônico é um castigo que a mente deve sofrer pela inocência do coração."
Leonard Cebin







"Sonharás uns amores de romance, quase impossíveis?
Digo-lhe que faz mal, que é melhor contentar-se com a realidade;
se ela não é brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir."
Machado de Assis









É TEMPO DE SE APAIXONAR...





2 comentários:

Somente um membro desse blog pode adicionar um comentário

Hi Barbie

  Vi o filme da Barbie Crítica sem spoilers Hi Barbie Barbie 2023 (Greta Gerwig) Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Fer...