sábado, 12 de março de 2016

BELEZA: Cabelos- Low Poo e No poo



Cabelos : Guia Low poo e no poo.


Olá garotas :) 

O post de hoje é um guia completo sobre o low poo, uma técnica que ficou super conhecida lá fora a partir de  Lorraine Massey, fundadora da marca Deva Curl.



Em inglês, low pode ser traduzido como “pouco” e poo é “shampoo”.
E sucessivamente "No poo" é sem shampoo.

Low poo

O que essas duas palavrinhas estão descrevendo é uma técnica que visa diminuir o uso de shampoo. Mas não é só isso, nessa técnica o shampoo comum é substituído pelo shampoo sem sulfato, e outros componentes como petrolatos, e parafina, que contém nos shampoos comuns e mais populares.
Eis o porquê: os sulfatos são utilizados para realizar uma limpeza profunda dos fios e podem causar ressecamento e perda da oleosidade natural.
Demais componentes como os petrolatos e etc, impregnam nos fios não permitindo muitas vezes que bons produtos ajam corretamente .
Assim, a ideia do low poo é garantir uma limpeza adequada e a hidratação dos fios trazendo muitas vantagens .


Noo Poo 

Uma técnica parecida, mas que não se utiliza de shampoo.
Consiste basicamente em lavar o cabelo apenas com condicionador!
O  condicionador, assim como o shampoo, tem agentes emolientes que são capazes de promover limpeza aos fios. Como por exemplo: aquela semana corrida que você tem vontade de lavar o cabelo todo dia. Se você fizer essa rotina lavando apenas com shampoo, vai ressecar intensamente.
Se você lavar apenas com água, não ficará limpo o bastante.
A solução ideal é o co-wash. E é possível lavar os cabelos com condicionador sem deixá-los sujos ou oleosos!
O condicionador usado não pode ser qualquer um, mas aquele condicionador limpante (co wash), feito exatamente pra isso.

Aos adeptos de Low e No Poo


Low Poo como funciona?

Existem outros componentes que ajudam na limpeza dos fios. Os shampoos sem sulfato geralmente criam menos espuma mas não se preocupe, espuma não é necessariamente um sinal de que o produto é bom!
Você já deve ter notado que muitos shampoos possuem por exemplo, Cocamidopropyl Betaine na fórmula. Esse componente surfactante auxilia na limpeza e no condicionamento dos fios.
Ele ajuda a limpar silicones solúveis e insolúveis em água e está presente na maioria dos shampoos para low poo.

Segue abaixo uma tabelinha que mostra os silicones e os agentes de limpeza correspondentes para ilustrar um pouquinho de como isso funciona:





Petrolatos






Parabenos



Os parabenos são componentes conservantes utilizados na indústria cosmética para evitar a proliferação de microorganismos e garantir vida longa os produtos. Os mais comuns são metylparaben, propylparaben,  etylparaben e butylparaben.
Existe uma enorme discussão em torno dos riscos ligados ao uso de parabenos. É que esses componentes estão presentes não só nos cremes de pentear mas em vários outros produtos do dia-a-dia: nos hidrantes, nos desodorantes, nas loções e por aí vai.
No Brasil, até onde eu sei, a utilização dos parabenos é legal dentro de certos limites de concentração.
Mas enfim, os parabenos não são proibidos para low poo, mas muitas pessoas têm evitado ou reduzido o uso em função da preocupação com a saúde.
Algumas marcas já possuem opções de produtos com conservantes naturais e essa informação já vem destacada no rótulo.


Para começar o Low poo


Já tem os produtos liberados e quer iniciar a técnica? Comece lavando os cabelos com um shampoo com sulfato e sem petrolatos (pela última vez).
Lave bem e se necessário repita a operação. Depois disso seu cabelo estará livre de resíduos e pronto para a nova rotina.
Provavelmente seu cabelo vai ficar com uma carinha de ressecado em função do uso do sulfato então você pode fazer uma hidratação (já com produtos liberados para low poo).



A seguir vou citar alguns produtos que podem ser usados nessa nova técnica e que vai deixar seu cabelo muito mais saudável e bonito como você sempre quis. 

Alguns produtos cujo uso é librado para No poo:









Existe um produto ótimo para a técnica de low e no poo que é o Yamasterol.
Ele é barato, muito bom, cheiroso e livre de parafina e outros componentes que citamos aqui, o que é ótimo!
Serve tanto como Co-wash, quanto creme para pentear e etc.






Não poderia deixar de citar também os produtos da Lola Cosmetics, uma recente descoberta minha, e que fazem milagres nos cabelos! (Em breve post sobre Lola, aguardem!)






Espero que tenham gostado meninas, e até a próxima!



3 comentários:

Somente um membro desse blog pode adicionar um comentário

Hi Barbie

  Vi o filme da Barbie Crítica sem spoilers Hi Barbie Barbie 2023 (Greta Gerwig) Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Fer...